Fique Ligado!

Oi galera, participem do Blog deixando seu comentário, mandando dicas e sugestões.

em breve mais PSI TEXTO

Qual é a melhor postagem do blog em sua opnião?
O que você gostaria de ver no Blog/

participem na página Psiu.

Descupem por não ter sido postado nada durante esse periodo, isso decorreu decorrente a problemas pessoais, peço a compreenção, mas continuem participando.


quarta-feira, 30 de março de 2011

Os Sons dos Fantasmas

  

Entre as explicações que a parapsicologia tem encontrado para a existência das chamadas “assombrações', uma das mais recentes é a das “ondas sonoras”.


A sensação de estar sendo observado sem conseguir detectar a presença de alguém nas proximidades; a sensação de desconforto e, às vezes, de frio e depressão estão freqüentemente associadas ao que se costuma chamar de assombração.

Alguns cientistas entendem que as assombrações diferem das aparições por não apresentar qualquer tipo de manifestação visual, e uma explicação começa a ser delineada para esses casos: ondas sonoras de baixa freqüência, ou infrasônicas.

Ainda que a idéia em si não seja nova, ela só começou a ser comprovada cientificamente através das recentes experiências pessoais de um especialista em computadores da Coventry University, Vic Tandy. Segundo se noticiou, Tandy encontrava se no Laboratório de um prédio considerado assombrado quando começou a sentir as sensações de desconforto geralmente associadas às assombrações. O técnico em informática chegou a ter a impressão de que uma forma surgia no limite do seu campo de visão periférica, movendo se exatamente como uma pessoa. Como é bastante comum nesses casos, ele sentiu-se aterrorizado e fugiu do ambiente. No dia seguinte, como pratica esgrima, Tandy prendeu sua espada em um torno para realizar uma modificação e percebeu que a lâmina estava vibrando de forma estranha. A causa poderia ser a existência de sons de baixa freqüência no local.

Sem perder tempo, Tandy e o Dr. Tony Lawrence realizaram testes que comprovaram a existência desses sons circulando no ambiente, que atingiam sua maior intensidade justamente no local onde se encontrava a mesa de trabalho do técnico. Nesse caso específico, as ondas eram provocadas por um ventilador recentemente instalado, que fazia o ar vibrar na medida exata. Quando o ventilador foi modificado, o som deixou de existir e a 'assombração' desapareceu. Os resultados da experiência foram publicados no Journal of The Society for Psychical Research.

Vic Tandy e Tony Lawrence conseguiram determinar que as ondas sonoras em questão vibravam em 19 ciclos por segundo. Em suas experiências, a NASA já havia notado que freqüências de 18 ciclos por segundo podiam causar uma série de reações fisiológicas, desde inquietação e medo até visão nublada. Exemplos mais simples disso podem ser experimentados com as freqüências graves de um aparelho de som comum. Ainda que não sejam infrasônicas, eles causam efeitos visíveis no comportamento das pessoas.

Quando a experiência de Vic Tandy e Tony Lawrence foi publicada, muitos pesquisadores entenderam que a causa das assombrações havia sido descoberta, e que estas nada tinham de sobrenatural. A coisa, porém, não é tão simples como parece. Em primeiro lugar, é bom lembrar que esse tipo de explicação não se aplica às chamadas 'aparições', principalmente nos casos em que foram obtidas fotos ou filmes revelando a existência do fenômeno.

É comum os parapsicólogos utilizarem uma série de aparelhos para medição ambiental que não são afetados pelos infra sons. Dessa forma, as alterações registradas devem ter a ver com outro tipo de fenômeno, totalmente distinto do detectado na Coventry University.

Os infra sons devem ser encarados como mais uma possibilidade de explicação para determinados acontecimentos. Sabe-se, por exemplo, que alguns tipos de casas ou edifícios podem causar alucinações nas pessoas, levando as a crer e em alguns casos a ver fantasmas e aparições de todo tipo. Em alguns casos, ondas eletromagnéticas podem afetar a mente humana de diversas maneiras, até mesmo provocando sensações e visões semelhantes às experimentadas nos casos de assombrações e aparições. Alguns parapsicólogos dizem que o material com que certas casas são construídas podem provocar efeitos eletromagnéticos totalmente naturais.

Eliminadas as possibilidades já conhecidas e cientificamente comprovadas, restariam as explicações sobre a existência de uma 'memória residual' no lugar: vestigios da personalidade de uma pessoa (espírito, alma, mente, consciência, ka, corpo astral ou o nome que cada uni preferir) que continuam existindo após sua morte.

Entende se também que, mesmo no caso dos infra sons, pode haver outro tipo de fenômeno presente. Do contrário, o número de assombrações ou de pessoas com alucinações causadas por eletromagnetismo em todo o planeta seria espantoso.


Fonte:
http://www.imagick.org.br/zbolemail/Bol06x11/BE11x10.html

Retirado do SIte:http://www.sitedecuriosidades.com/pesquisar/psicologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário