Fique Ligado!

Oi galera, participem do Blog deixando seu comentário, mandando dicas e sugestões.

em breve mais PSI TEXTO

Qual é a melhor postagem do blog em sua opnião?
O que você gostaria de ver no Blog/

participem na página Psiu.

Descupem por não ter sido postado nada durante esse periodo, isso decorreu decorrente a problemas pessoais, peço a compreenção, mas continuem participando.


domingo, 13 de março de 2011

Os 3 Maiores Mitos sobre Psicologia

Psicologia é uma das coisas que todo mundo gosta de fingir que sabe para sair por aí diagnosticando problemas emocionais e comportamentais de seus amigos, para dar sentido ao mundo e para fazer com que eles própios se sintam mais alegres.
Isso caiu na cultura do brasileiro, dar diagnósticos. Muitos dos "diagnosticos comuns" que ouvimos todos os dias estão completamente errado, beiram a idiotice como:

1) Se você deixar sua raiva sair, você se sentirá melhor

Você sempre ouve pessoas falando em "carma" como uma experiencia de vida, e como se sentiram bem quando descobriam, Ou você vai ouvi-los falando coisas como "Se você manter a raiva dentro do corpo e não se expressar,  um dia você vai estourar!".
De fato, "ficar louco porque não se expressou" é muito típico de mídia, televisão e filmes (Como por exemplo o episódio dos simpsons, que o Ned Flanders finalmente perde as estribeiras ou qualquer filme policial em que o tira fica louco e sai dando tiros para cima quando descobre que alguem de sua familia foi assassinado).
Coisas como esquartejar bonecas, gritar em lugares vazios, bater em um saco de pancada e quebrar toda a cozinha são alternativas para os adeptos do "Eu estou me expressando".

Porque é mentira?

Expressar sua raiva, em objetos inanimados, não faz de você menos nervoso. Não importa se você bate em uma cadeira ou na sua esposa, a raiva é a mesma. Vai passar? Depende. Depende de você, se você quer que passe. Não adianta dizer que está extravassando em objetos porque, quando você tomar conhecimento que quem vai ter que pagar pela quebradeira é você mesmo, vai desistir com certeza. Como diz um grande amigo meu, é crise de riquinho.
(Clique no título da postagem para ler mais mitos)

2) Acreditando em você mesmo atingirá o sucesso.

A coisa de "Auto-Estima" foi martelada em nosso cerebro por decadas, baseado no fato de que quem tem uma auto-estima alta tira notas melhores na escola, conquista e mantem mais amizades, no geral, é melhor do que as pessoas com problemas no ego.
Com a ajuda de vários filmes , onde o gordinho nerd da escola que não tinha amigos e vivia uma vida de humilhação descobre um talento, e passa a apostar todo seu ego naquele talendo até que se torne o garoto mais popular e bem querido da escola, esta idéia foi ganhando seu espaço no brasil.

Porque é mentira?

Ei cara, acorda! Se você acha que levantar e estufar o peito, dizer "Eu consigo" vai te deixar mais capaz do que antes você tem sérios problemas emocionais. Você já pensou que o gordinho, ao invez de ficar de bem consigo mesmo e ter criado vários amigos pode simplesmente ter começado a criar vários amigos, então, ficado de bem consigo mesmo?

Cuidado! Publicitários usam mensagens subliminares para nos obrigar a comprar produtos!

Esse mito parece re-emerger a cada decada de uma forma diferente. Nos anos 80 foi aquela história de mascara musicas, supostos trechos (satanicos) escondidos em músicas que só podem ser ouvidos se a musica tocar de tras para frente. Mas, claro, que influenciava quem estava ouvindo se fosse tocada normalmente.
Mas, antes deste ainda existia a história de Mensagem Subliminar, uma tecnica que vendedores e publicitários usavam para convencer seus clientes a comprarem seus produtos, possivelmente controlando seu subconsciente.

(Você consegue encontrar a mensagem subliminar neste episódio de Dr. House?)

Porque é mentira?

Nenhum destes metodos em particular funcionam. Baseado nos estúdos da área, Nenhum método de mensagem subliminar comprovadamente funciona. Não, seu cérebro não consegue capturar uma mensagem escondida em uma música de tras para frente, e mesmo que você intencionalmente toque a música no reverso, a maior parte das palavras que você "entende" são fruto de sua imaginação.

E você?

O que achou das fraudes? Discorda? Concorda?
Deixe seu comentário! Não listei tudo que podia, mas vocês possam indicar mais fraudes para que a gente pesquise e faça uma segunda postagem!

Retirado do Site: http://www.bloguei.com.br/news/3-maiores-mitos-sobre-psicologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário