Fique Ligado!

Oi galera, participem do Blog deixando seu comentário, mandando dicas e sugestões.

em breve mais PSI TEXTO

Qual é a melhor postagem do blog em sua opnião?
O que você gostaria de ver no Blog/

participem na página Psiu.

Descupem por não ter sido postado nada durante esse periodo, isso decorreu decorrente a problemas pessoais, peço a compreenção, mas continuem participando.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por que sonhamos e temos pesadelos?

por Redação Galileu 
 
São muitas as tentativas de explicar o sonho, mas não há nenhuma teoria totalmente comprovada. Pesquisadores de várias áreas trabalham com hipóteses. A biologia trata da parte cerebral, o sonho ocupa até 25% de nosso sono. Quem manda no cérebro durante esse tempo todo é o sistema límbico, um conjunto de estruturas que fica abaixo do córtex cerebral, relacionado à construção da memória, à resposta a agressões, ao medo e ao impulso sexual.

Ilustração Estúdio Mopa

Para Sidarta Ribeiro, Ph.D. em neurobiologia e doutor em neurociências pela Universidade Rockefeller, a única maneira de entender a função dos sonhos é estudá-los quando os seres humanos estão diante de situações semelhantes àquelas vividas pelos nossos ancestrais."Os sonhos da vida contemporânea não revelam sua função porque a gente não enfrenta os problemas de 10 mil anos atrás. Se estiver com fome, vou a um restaurante. Para ter onde morar, basta pagar o aluguel." Isso também explicaria sonhos que não fazem sentido. Sem grandes problemas para resolver, o homem moderno tece uma colcha com pedaços de memória do cotidiano. Mas, quando o homem enfrenta um problema grave, como um divórcio ou uma doença, deve sonhar com coisas relacionadas a seus problemas.

Já para os freudianos, importante mesmo é o conteúdo dos sonhos. “Na psicanálise o sonho é disfarce, é a realização de um desejo que não podemos suportar”, diz o psicanalista e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política, Sérgio Braguini. “Ele tem uma função de nos manter dormindo, mas quando esse desejo é insuportável até no sonho, nós acordamos de um pesadelo.”

Um pesadelo típico que, de acordo com o psicanalista, exemplifica o desejo insuportável é aquele no qual estamos fazendo xixi ou em contato com água e, depois de um tempo, acordamos direto para o banheiro de verdade. Ainda segundo Freud, as imagens do sono nos protegem contra dor e traumas passados.

3 comentários:

  1. E ai galera
    convido a todos a compartilhar seus sonhos, ta ok.
    e o de baixo tenta interpretar.
    e coloca um sonho seu.

    eu começo:

    quando criança sonhava numa praça, com muitas arvores com folhas ou flores amarelas, não me lembro, tinha um fiteiro, e não me via nessa praça, só vagava por ela, e o sonho acabava quando eu vaia um homem, vestido como um detevive.

    participem.

    ResponderExcluir
  2. Você estava tentando se encontrar. Estava em um lugar tranquilo, com características comuns. O fiteiro para mim seria uma das formas de contato com diferentes pessoas, e o detetive mostra sua explendorosa capacidade e ansia de desvendar a mente humana.

    _________________________________________


    Quando criança tive várias vezes o mesmo pesadelo:

    "Todos os meus familiares eram vampiros, com excessão de mim e do meu irmão caçula. Corríamos, corríamos, mas havia uma hora em que ele tropeçava e gritava: "Corra Thayse, corra, e eu parava e puxava-o pelas suas mãos e o sonho acabava.

    ResponderExcluir